Elisa Gonsalves Possebon e Maria das Graças Lima
O artigo apresenta uma discussão sobre a identidade do educador emocional a partir da perspectiva da educação popular. É delineado o campo da educação popular como um espaço de resistência e emancipação, voltado para a criação coletiva de novas e melhores formas de se viver socialmente. Nesses termos, a educação popular é tecida pelos saberes populares, que formam sujeitos participativos que tomam para si a responsabilidade de transformar a sociedade. O estudo é do tipo bibliográfico e resgata a abordagem sociológica interacionista de Herbert Blumer e a contribuição de Antônio Cândido como fontes inspiradoras para a organização teórica e metodológica da pesquisa em educação popular, notadamente no que se refere ao respeito à empiria, a atenção à produção de significados e a postura ética e comprometida. Considerando estudos sobre a identidade docente, conclui-se que o ser docente, na perspectiva da educação popular, corresponde a uma forma de ser e estar no mundo com um olhar atento e libertador para as interações sociais, construindo-se existencialmente, em termos cognitivos e emocionais, rumo a processos emancipatórios. Link:.