Por Elisa Gonsalves Possebon e Fabrício Possebon
A palavra emoção tem seu significado associado a abalo de ordem moral ou afetivo; perturbação, geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta o nosso espírito (boa ou má notícia, surpresa, perigo). A busca pela raiz latina da palavra emoção remete para affectus (o que é afetado) e animi motus (movimento da alma).
Nesses termos, emoção traz consigo a ideia de movimento, distante de algo imóvel, imutável ou estável. Na origem da palavra, a emoção está relacionada com um movimento interior gerado por algo que afeta a nossa alma.
A emoção é uma reação. A ideia de reação significa algo que se manifesta em um corpo pela ação feita por algo que lhe é exterior. É preciso entender bem: reação é a resposta a um estímulo, a uma ação provocada por um agente; a ação não é uma resposta, é o que acontece mediante uma iniciativa, é o resultado de uma obra, do que foi feito. A emoção é uma reação a um estímulo.
A emoção é definida por um conjunto complexo de interações subjetivas e objetivas que ocorrem mediante uma ativação, ou seja, mediante um acontecimento gerador. Podemos assim compreendê-la:
- É um estado complexo desencadeado por uma perturbação;
- É uma reação intensa e relativamente breve, que se manifesta através de expressões corporais;
- É uma resposta do organismo a um estímulo emocional competente;
- É uma reação a um elemento que a desencadeia e que afeta todo o organismo.
A emoção é uma reação global, isto é, ela aciona várias partes do organismo, atingindo diferentes sistemas que integram o corpo humano. Por exemplo, uma pessoa com raiva tem seus batimentos cardíacos acelerados, tem taquicardia, a pressão sanguínea sobe, a musculatura tende a ficar rígida, podendo inclusive ter dor de cabeça. Isso significa que a emoção tem a capacidade de afetar todo o corpo e não só uma parte dele.
A emoção é um conjunto complexo de interações subjetivas e objetivas que ocorrem mediante uma ativação, ou seja, mediante um acontecimento gerador. Em termos de síntese podemos afirmar que a emoção é uma resposta que o indivíduo dá mediante elementos desencadeadores (excitação ou perturbação), que provoca sensações agradáveis ou não, e que está vinculada à necessidade humana de adaptação a determinada situação.